On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Um aviso é um tipo de navio de guerra com diversas caraterísticas e funções, que variaram ao longo do tempo e conforme o operador. O termo "aviso" resulta da abreviação de barco de aviso.
Originalmente, designava-se, por "aviso", um navio pequeno e rápido, que servia de ligação para o comando de uma esquadra naval, sendo utilizado na transmissão de avisos e de outras mensagens, entre os diversos navios e, entre estes e terra. Paralelamente, pela sua rapidez e agilidade, os avisos também realizavam operações de reconhecimento e exploração em proveito da esquadra. Normalmente, desempenhavam a função de aviso, navios do tipo brigue, escuna e cúter.
Com a desaparição da marinha à vela, na segunda metade do século XIX, a função de aviso continuou a ser desempenhada por embarcações de pequeno e médio porte, propulsadas a vapor, como torpedeiros, canhoneiras e cruzadores ligeiros. Na primeira metade do século XX, o termo "aviso" já era usado, pelas marinhas de vários países para designar diversos tipos de navios como canhoneiras para serviço colonial, navios ligeiros de escolta oceânica, navios hidrográficos, condutores de torpedeiros, draga-minas e outros.
Na década de 1990, o termo "aviso" ainda era usado pela Marine nationale francesa para designar os seus navios do tipo fragata, concebidas especialmente para operação a partir de bases ultramarinas. O termo mantém-se em uso pela Marinha do Brasil e por algumas outras marinhas da América Latina para designar alguns dos seus navios auxiliares, normalmente vocacionados para trabalhos hidrográficos.